- O Mistério da Ópera (1925)
- O Mistério da Rua Morgue (1932)
- O Mistério do Quai des Orfèvres (1947)
- A Dama de Shanghai (1947)
- O Assassino (1967)
- O Fantasma da Liberdade (1974)
- O Assassino Mora no 21 (1976)
- O Caso do Cemitério de Montmartre (1983)
- O Mistério do Trem Azul (1993)
- O Assassino da Torre Eiffel (1928)
Paris, a cidade do amor e da luz, também é um cenário perfeito para histórias de mistério e suspense. Esta seleção de 10 filmes de detetive com cenários parisienses oferece uma jornada fascinante pelas ruas e mistérios da capital francesa. Cada filme desta lista não só captura a essência de Paris, mas também apresenta enredos envolventes e personagens intrigantes, proporcionando uma experiência cinematográfica única para os amantes de thrillers e mistérios.

O Mistério da Ópera (1925)
Descrição: Embora não seja um filme de detetive no sentido clássico, a investigação do Fantasma da Ópera ocorre em Paris, envolvendo mistério e suspense.
Fato: A versão de 1925 é considerada uma das adaptações mais fiéis do romance de Gaston Leroux.


O Mistério da Rua Morgue (1932)
Descrição: Baseado no conto de Edgar Allan Poe, este filme é um dos primeiros a adaptar a história de detetive para o cinema, com Paris como pano de fundo.
Fato: Foi o primeiro filme de terror da Universal Pictures a ser filmado em som sincronizado.


O Mistério do Quai des Orfèvres (1947)
Descrição: Este clássico do cinema francês, dirigido por Henri-Georges Clouzot, é um dos primeiros filmes de detetive ambientados em Paris, explorando a investigação de um assassinato no famoso Quai des Orfèvres.
Fato: O filme foi inspirado em um romance de Stanislas-André Steeman e foi um dos primeiros a usar técnicas de filmagem realista para retratar a vida policial.


A Dama de Shanghai (1947)
Descrição: Embora não seja exclusivamente ambientado em Paris, este filme noir de Orson Welles inclui cenas em Paris, onde o mistério e a intriga se desenrolam.
Fato: A famosa cena do aquário foi filmada em um único take.


O Assassino (1967)
Descrição: Este neo-noir francês dirigido por Jean-Pierre Melville segue a vida de um assassino profissional em Paris, cujo código de conduta e estilo de vida o colocam em conflito com a polícia.
Fato: O protagonista, Jef Costello, é inspirado no personagem de Richard Widmark em "Kiss of Death".


O Fantasma da Liberdade (1974)
Descrição: Embora não seja um filme de detetive tradicional, este trabalho de Luis Buñuel tem um segmento onde um detetive investiga um desaparecimento em Paris, explorando temas de liberdade e repressão.
Fato: O filme é conhecido por sua estrutura narrativa não-linear e surrealista.


O Assassino Mora no 21 (1976)
Descrição: Dirigido por Roman Polanski, este filme mistura suspense psicológico com elementos de detetive, onde um homem se muda para um apartamento em Paris e começa a suspeitar que seus vizinhos estão envolvidos em um assassinato.
Fato: Polanski também atua no filme, interpretando o protagonista Trelkovsky.


O Caso do Cemitério de Montmartre (1983)
Descrição: Este filme de Fernando Arrabal é uma mistura de surrealismo e detetive, onde um homem investiga o desaparecimento de sua esposa em um cemitério de carros em Paris.
Fato: O filme é baseado em uma peça de teatro de Arrabal.


O Mistério do Trem Azul (1993)
Descrição: Adaptação do romance de Agatha Christie, onde o detetive Hercule Poirot investiga um assassinato em um trem de luxo que passa por Paris.
Fato: Este é um dos muitos filmes baseados nas obras de Christie, com Paris como um cenário importante.


O Assassino da Torre Eiffel (1928)
Descrição: Um dos primeiros filmes de detetive, este longa mudo francês apresenta uma investigação de um assassinato ocorrido na Torre Eiffel.
Fato: Foi um dos primeiros filmes a usar a Torre Eiffel como cenário central.
