Nesta seleção, apresentamos 10 filmes que exploram a vida de personagens que, em algum momento, foram considerados perdedores. Esses filmes não só nos fazem rir e chorar, mas também nos mostram que, mesmo nas situações mais desafiadoras, há sempre uma luz no fim do túnel. Seja pela superação, pelo humor ou pela pura humanidade, esses filmes são uma verdadeira celebração da resiliência e da esperança.

O Clube dos Cinco (1985)
Descrição: Cinco adolescentes de diferentes grupos sociais são detidos na escola e, ao longo do dia, descobrem que todos têm seus próprios problemas e inseguranças, mostrando que todos podem ser "perdedores" de alguma forma.
Fato: O filme foi escrito por John Hughes em apenas dois dias. A famosa cena da dança foi improvisada por Ally Sheedy.


O Grande Lebowski (1998)
Descrição: Jeff Lebowski, conhecido como "The Dude", é um preguiçoso e despretensioso que se vê envolvido em um complexo esquema de sequestro. Sua jornada é uma comédia sobre um "perdedor" que, de alguma forma, acaba salvando o dia.
Fato: O filme tem um culto de seguidores que se reúnem para festas temáticas. Jeff Bridges manteve o suéter de The Dude após as filmagens.


O Show de Truman (1998)
Descrição: Truman Burbank vive em uma realidade totalmente fabricada para ele, sem saber que é a estrela de um reality show. Sua vida é um exemplo de como alguém pode ser um "perdedor" sem perceber, até que ele começa a questionar sua existência.
Fato: O filme foi filmado em Seaside, Flórida, que foi construída especificamente para o filme. Jim Carrey foi indicado ao Globo de Ouro por sua atuação.


O Homem que Não Estava Lá (2001)
Descrição: Ed Crane, um barbeiro insatisfeito com sua vida, se envolve em um esquema de chantagem que dá errado. Sua história é uma reflexão sobre a vida de um "perdedor" que tenta mudar seu destino.
Fato: O filme é uma homenagem ao estilo noir dos anos 40 e


O Jardineiro Fiel (2005)
Descrição: Justin Quayle, um diplomata britânico, se vê envolvido em uma conspiração após a morte de sua esposa. Sua jornada de descoberta o transforma de um "perdedor" passivo em um homem determinado a fazer justiça.
Fato: O filme foi filmado em locações na África, refletindo a realidade das comunidades locais. Ralph Fiennes e Rachel Weisz ganharam prêmios por suas atuações.


O Virgem de 40 Anos (2005)
Descrição: Este filme segue a vida de Andy, um homem de 40 anos que nunca teve relações sexuais. Sua jornada para perder a virgindade é cheia de momentos hilários e situações constrangedoras, mostrando que mesmo os "perdedores" podem encontrar seu caminho.
Fato: Steve Carell realmente se depilou para a cena da depilação no filme. O filme foi um dos primeiros grandes sucessos de bilheteria para a Apatow Productions.


O Lobo de Wall Street (2013)
Descrição: Jordan Belfort, um corretor de ações, vive uma vida de excessos e fraudes, mostrando como alguém pode ser um "perdedor" moralmente, mas ainda assim ter sucesso financeiro.
Fato: O filme foi baseado no livro autobiográfico de Jordan Belfort. Leonardo DiCaprio foi indicado ao Oscar por sua atuação.


O Homem que Mudou o Jogo (2011)
Descrição: Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, usa uma abordagem analítica para montar um time vencedor com um orçamento limitado, mostrando como um "perdedor" pode mudar o jogo.
Fato: O filme é baseado no livro de Michael Lewis. Brad Pitt foi indicado ao Oscar por sua atuação.


O Rei do Show (2017)
Descrição: P.T. Barnum, um visionário e empresário, começa do zero e enfrenta muitos desafios para criar o circo que o tornaria famoso. Sua história é uma lição de como um "perdedor" pode se tornar um vencedor.
Fato: O filme foi inspirado na vida real de P.T. Barnum, mas muitas liberdades foram tomadas para criar uma narrativa mais dramática. As músicas do filme foram compostas por Benj Pasek e Justin Paul, que também escreveram para "La La Land".


O Idiota do Nosso Irmão (2011)
Descrição: Ned, um homem ingênuo e bem-intencionado, é preso por vender maconha e, ao sair da prisão, acaba causando problemas para suas irmãs. Sua ingenuidade o torna um "perdedor" aos olhos da sociedade, mas ele tem um coração de ouro.
Fato: Paul Rudd, que interpreta Ned, também foi um dos produtores do filme. O filme foi bem recebido pela crítica por sua abordagem cômica e sensível.
